Conservação do Solo para aumento da produtividade - Uniagro
ORÇAMENTO
0
15/04/2020
Conservação do Solo para aumento da produtividade

Dia 15/04 é Dia da Conservação do Solo.

A Conservação do Solo é essencial para melhorar a produção agrícola! O manejo correto das terras cultiváveis evita erosão e aproveita ao máximo a área plantada, gerando menor degradação física, química e biológica do solo.

 

Você pode aumentar a produtividade da lavoura fazendo uso responsável do solo. Veja algumas práticas para a conservação:

 

1 - Manejo da paisagem e conservação da água

O agricultor deve planejar sua área produtiva sem desmatar as APPs (áreas de preservação permanente). Com a manutenção das APPs e conservação dos recursos hídricos, aumenta-se a produtividade na propriedade e melhora-se a estrutura do solo, descompactando-o. Isso possibilita uma maior aeração, aumentando a capacidade de armazenamento de água no solo através do sistema plantio direto com rotação de cultura.

 

2 - Adubação verde

Essa prática consiste na semeadura de plantas capazes de fixar nitrogênio atmosférico e incorporá-lo ao solo em rotação de culturas. Ela melhora significativamente os atributos químicos, físicos e biológicos do solo. Além da ciclagem de nutrientes, do aumento da capacidade de armazenagem de água e da atividade biológica, promoção do sequestro de carbono, redução na infestação de plantas daninhas e agentes patógenos do solo e diminui a evapotranspiração, uma vez que o solo está coberto.

 

3 - Plantio direto

No plantio direto, a semeadura é feita diretamente na palhada. Essa técnica confere cobertura ao solo que é fundamental para evitar a erosão. Esse sistema também dificulta a evaporação de água, aumentando a umidade do solo, tornando o sistema mais equilibrado e com maior capacidade de suportar períodos de déficit hídricos, principalmente durante uma longa estiagem. A palhada, ao se degradar, incrementa o teor de nutrientes e melhora a fertilidade do solo, aumentando a produtividade.

 

4 - Integração lavoura-pecuária (ILP)

A ILP é um sistema onde áreas de pastagem de baixa produtividade são utilizadas no cultivo de grãos, melhorando toda a parte química, física e biológica do solo. O cultivo de braquiária de maneira alternada, por exemplo, melhora o solo, tornando-o mais produtivo. Com isso, melhora-se a cobertura do solo e a cultura ainda serve de alimentação para o gado durante o período de entressafra, quando a pastagem costuma sofrer com períodos de estiagem.

 

5 - Rotação de cultura

Alternar as culturas é eficaz para ter uma melhor reciclagem de nutrientes e sair daquela ‘dobradinha soja e milho’, que pode esgotar, reduzindo a matéria orgânica do solo. Além de repor matéria orgânica do solo, a rotação ainda ajuda no controle de planta daninhas, doenças e pragas, melhora as características físicas, químicas e biológicas do solo, e ajuda na viabilidade do sistema de plantio direto.

 

6 - Compostagem

A compostagem se caracteriza pela utilização de resíduos como adubo. Podem ser sobras do beneficiamento de soja, milho, aveia e sorgo. A compostagem também melhora a qualidade do solo, ajudando a repor nutrientes por meio da matéria orgânica e favorece os microorganismos benéficos.

 

7 - Fulvumin

Fulvumin é um Fertilizante Orgânico para Fertirrigação que melhora a estrutura do solo. Os ácidos orgânicos presentes no Fulvumin favorecem a agregação dos colóides do solo, incrementando a porosidade, que cria espaço para a circulação de ar e água. 

 

Benefícios dos ácidos orgânicos do Fulvumin :

 

- Melhoram a retenção de água e nutrientes pelos colóides do solo: Incrementam a CTC do solo, o que favorece a absorção de nutrientes e moléculas de água em suas superfícies, potencializando o poder tampão e a capacidade de retenção de água.

- Favorecem o desenvolvimento de microrganismos benéficos ao solo: Fonte de carbono disponível para fungos e bactérias do solo.

- Melhoram o crescimento das plantas: Favorecimento do metabolismo vegetal, incrementando a expressão e atividade de enzimas relacionadas ao metabolismo do carbono e do nitrogênio. 

- Favorecem o crescimento do sistema radicular: Ação auxino-símile, ligando-se aos receptores celulares de auxina, o que favorece a emissão de raízes laterais e a proliferação de pêlos radiculares (alterações benéficas da arquitetura radicular)

- Melhoram a absorção de nutrientes pelas raízes: Através de interações a nível de membrana, a expressão e atividade de proteínas relacionadas ao transporte primário e secundário de nutrientes é incrementada. E através da formação de complexos solúveis com micronutrientes, os quais reduzem as suas perdas e podem ser absorvidos pelo sistema radicular (ação complexante e carreadora).

 

Uma lavoura que aplica práticas de conservação do solo, além de aumentar sua produtividade, evita uma grande quebra de produção quando temos condições climáticas adversas.

 

Se você quiser saber mais sobre o Fulvumin entre em contato aqui.

Conservação do Solo para aumento da produtividade
Enviado com suscesso!
A partir de agora você receberá novidades da Uniagro